2 de agosto de 2011

Mousse de Chocolate meio amargo e chocolate branco com crocante e cereja

Chocólatra assumida que sou essa receita é sempre uma boa pedida. A apresentação pode ser feita de forma individual em taças ou em uma peça de cristal grande.

Ingredientes:
500 g de chocolate meio amargo
500 g de chocolate branco
6 ovos 
6 claras
1 xícara de açúcar 
500 ml de creme de leite fresco
1 dose de rum
1 pacote de biscoito crocante
12 cerejas frescas
2 colheres de geleia de morango, framboesa ou amora. 


Mode de fazer: 
Mousse de chocolate meio amargo: Leve ao fogo o creme de leite (250 ml) e o chocolate meio amargo ralado em fogo bem baixinho até derreter o chocolate. Cuidado para não queimar o chocolate, se começar a grudar, tire do fogo e mexa com o fouet (batedor de arame). Pode ser no microondas também, uns 2 minutos são suficientes. Deixe esfriar. Reserve. Bata as 6 claras em neve na batedeira. Comece batendo na velocidade 2, depois de uns 2 minutinhos, acrescente a pitada de sal e aumente a velocidade na maior que houver. Acrescente as claras ao creme de chocolate já frio aos poucos. O segredo para ficar aerado, parecendo Sufler, é não ter pressa nesta hora. Mexa fazendo um oito, devagar, ok? Por fim eu acrescento uma doser de conhaque, rum ou uísque.


Mousse de Chocolate Branco: Leve ao fogo o creme de leite (250 ml) e o chocolate branco ralado em fogo bem baixinho até derreter o chocolate. Cuidado para não queimar o chocolate, se começar a grudar, tire do fogo e mexa com o fouet (batedor de arame). Pode ser no microondas também, uns 2 minutos são suficientes. Bata as 6 gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Misture o chocolate branco derretido e reserve. Por último as 6 claras em neve. Coloque-a nas taças e leve para gelar por cerca de 4 horas ou até que esteja firme.


Calda da cereja: coloque a geleia em uma panelinha leve ao fogo baixo e espere derreter, quando derreter acrescente as cerejas frescas e cozinhe por 5 minutos. Coloque para gelar.


Montagem: Faça primeiro o mousse de chocolate dividindo em porções e coloque nas taças  ou acomode no fundo do refratário grande. Coloque para gelar. Enquanto o mousse de chocolate meio amargo endurece, faça o mousse de chocolate banco. Triture a metade do pacote de biscoito e reserve a metade para decorar. Retire o mousse de chocolate meio amargo da geladeira quando estiver bem firme coloque o biscoito triturado por cima e por ultimo o mousse chocolate branco. Leve para gelar. Antes de servir decore com a cereja e um biscoito. (conforme a foto).
Para comer com os olhos também !!!!


Um comentário:

  1. CAROL,ESTAVA MARAVILHOSOOOOOOOO.....AI Q VONTADE DE COMER DE NOVO.BJO JU BONAFE

    ResponderExcluir